Demétrio - Vitória (2013) - Nota (9,0)


por Ed Oliver

Na tradição brasileira da música há aqueles mestres que são mais ecléticos e utilizam outros estilos que misturados ao seu dão um molho todo especial à sua música, sobretudo os músicos que tem uma tradição roqueira na veia e bom gosto no coração!
Esse é o caso de Demétrio, que abstendo-se do descaso das grandes mídias é com certeza um dos maiores nomes da Soul Music de nosso país e que transita tranquilamente entre as avenidas mais ecléticas do Rock n´Roll!

Vitória já é o 13º trabalho do mestre e toda essa estrada musical esta refletida nesse trabalho, forte, irretocável e de uma originalidade que vemos vez ou outra surgir em pérolas que surgem nesse mar de lançamentos musicais. Sua importância no cenário musical paulistano e brasileiro também se faz reconhecer pelas participações especial que encontramos nesse CD.

A primeira metade do CD é composto de faixas compostas por Demétrio, "Crianças" abre o CD de forma alegre uma faixa singela e que se tornou rapidamente um dos sucessos do trabalho, segue com "Viagem" com sua belíssima letra e nas guitarras o mestre Nuno Mindelis construindo as belas texturas da faixa. "Cavala" é uma faixa simples e divertida com toda a desenvoltura da bela voz de Demétrio!

"Mil Violinos" também aposta na sua simplicidade e na beleza dos detalhes como nos teclados bem colocados e o baixo pujante de Ayrton Mugnaini Jr. "Dance Queen" mostra uma velha faceta do mestre Demétrio com sua influência de Camisa de Vênus, gaitas espertas, rock simples, direto e original!
"Never" com sua construção à la Elvis se converte numa das mais belas canções escritas pelo músico, uma melodia maravilhosa, belíssimos backing-vocals, de novo a irretocável presença de Nuno Mindelis; com certeza uma faixa para figurar como trilha em qualquer clássico do cinema.
"Lembranças" mais uma mostra do poder das letras de Demétrio, esta em especial com sua beleza ímpar, um pequeno tesouro do cancioneiro musical brasileiro.

A segunda metade do CD é dedicada às participações especiais sobretudo da figurinha tarimbada do cenário paulistano Ayrton Mugnaini Jr co-autor de todas as faixas.
"Quero ser o teu Affair" guarda algo de jovem guarda e uma letra bem interessante, a bela interpretação de Demétrio valoriza cada detalhe.
A Faixa "Tema do Programa Soul Master" é auto explicativa, ela é o tema do programa de Demétrio na TV Amaral onde o mesmo traz sempre atrações da MPB, Rock e afins.
"Samba Funerário" com certeza é uma obra prima de Ayrton Mugnaini Jr e m parceria com Leo Nogueira, e que se consolidou totalmente na voz de Demétrio, sua genial interpretação valorizou ainda mais a brilhante letra desta música, que com certeza não fosse a cegueira das gravadoras já brilharia como um dos grandes clássicos da música brasileira, uma música que de tão bela agradará a todas as tribos.

"Marcinha Ligou" é divertida e lembra aquela vibe dos anos 80, fácil de identificar já que foi feita por Ayrton em co-autoria com Laerte Sarrumor um dos fundadores do Língua de Trapo! Nessa mesma linha segue "Zelinda foi à Praia" de Ayrton em parceria com Carmen Flores e que caiu como luva na voz cheia de swing e personalidade de Demétrio.
"Vitória" a faixa título é um tapa de luva na cara dos inimigos, letra bem sacada e Demétrio declama com conhecimento de causa!
"My favorite Comperè" é uma belíssima faixa em inglês onde Demétrio faz parceria com a talentosíssima Bee Scott, uma faixa irretocável e que figuraria fácil entre aquelas tradicionais e belas canções americanas!
Fechando o trabalho temos "Refresco no Olho é Pimenta" mais uma letra bem sacada e irônica caindo como uma luva no estilo de Demétrio que escreveu ela em parceria com Ayrton e se mostra mais um dos destaques deste belo trabalho.

"Vitória" se consolida felizmente como mais uma excessão à regra nesta fase onde a música parece não trazer novidades e apostar no fútil e fácil, Demétrio é uma alternativa aos que buscam música de qualidade, feita para durar e significar algo mais a seus ouvintes! Um trabalho obrigatório aos amantes da boa e eclética música!

Contatos: demetrio@souldemetrio.com.br
Site Oficial: http://www.souldemetrio.com.br

Tels: (31) 9-9314-3336
Contato em Belo Horizonte/MG (31) 3347-4578 ou (31) 9399-2538 Patricia

Programa Soul Master: https://goo.gl/Nyy3Gn


                                                         











Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIGA A GENTE!